5 Benefíci0s do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta

É uma planta muito conhecida desde a antiguidade, foi classificada no ano de 1696 pelo botânico Ray, ao encontrar uma espécie de mentha (Hortelã) com sabor de pimenta na Inglaterra – Mentha piperita (devido a seu sabor picante e a sua essência parecida com a pimenta = piper).

Seu uso data de aproximadamente 1.000 anos antes de Cristo


Um escritor chamado Willafried de Strabo dizia: “Se alguém for capaz de relacionar todas as propriedades da menta (Hortelã), sem dúvida saberá também quantos peixes nadam no oceano Índico.”


Os benefícios do Peppermint são muitos, compara-se a quantidade de peixes no oceano!

Vou comentar os 5 principais usos desse óleo essencial fantástico:

  1. Ele é famoso por sua ação no alívio de dores de cabeça e auxilia em casos de febre, reduzindo a temperatura corporal;

  2. Atua fortemente em desordens do sistema respiratório e digestivo;

  3. É um óleo para quem tem grandes emoções contidas, como luto, raiva, e procura por transformações;

  4. Auxilia a clarear os pensamentos, descongestionando a mente, dando uma sensação de leveza e reduzindo o cansaço e esgotamento mental;

  5. Facilita e promove transformações internas e de sentimentos intensos como luto, perda, raiva, choque, medo, timidez e sensibilidade.


Modo de uso


INALAÇÃO DIRETA - 1 a 2 gotas na palma das mãos. Aproxime as mãos em forma de concha próximo ao rosto e inale profundamente várias vezes. Atenção cuidado com os olhos.


COLAR DIFUSOR - pingue duas gotas no colar difusor e inale sempre que se sentir desanimado (a) ou muito cansado (a).





DIFUSOR DE AMBIENTES - Adicione água até a marca indicada e acrescente 6 gotas de Peppermint. Deixe difundindo por no mínimo duas horas e obtenha mais energia para casos de estresse, fadiga mental e depressão.



MASSAGEM RELAXANTE - para o alívio das dores e tensões, adicionar 15 gotas de Peppermint em 20 ml de óleo vegetal. Aplicar sobre a pele massageando suavemente.

Atenção- cuidado com os olhos. Essa mistura é bem refrescante - aplique em dias quentes.



CONTRAINDICAÇÕES

  • Pessoas em tratamento homeopático;

  • Use em uma base carreadora (óleo vegetal) e em doses limitadas;

  • Evite o contato e aplicação próxima aos olhos;

  • Risco de alergia em pessoas sensíveis quando incorporado em composição cosmética. Como regra geral, faça sempre um teste de aplicação da sua preparação, na dobra do cotovelo, pelo menos 48h antes de usá-lo;

  • Evitar o uso em gestantes, lactantes, crianças abaixo de 6 anos e epilépticos sem o devido acompanhamento profissional;

  • Uso moderado em pessoas idosas.

Grande abraço e até o próximo post!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo