Climatério e os Florais de Bach


No Climatério a produção de hormônios diminui drasticamente no corpo das mulheres e surgem sintomas como fogachos ou ondas de calor e oscilação de humor, além de uma série de flutuações no ciclo menstrual.

A sensação de inchaço no corpo e mamas, as dores fortes de cabeça ou enxaquecas, as alterações de humor (nervosismo, irritação, tristeza profunda e mesmo depressão) podem manifestar-se ao longo de até quinze dias antes da menstruação. Do meio para o fim do climatério é comum, ainda, a irregularidade nos ciclos e a variação do fluxo menstrual. Nessa fase de transição, é comum que as menstruações fiquem mais espaçadas. Por isso, a menopausa só é “diagnosticada” após a mulher passar pelo menos 12 meses sem menstruar.

O climatério é um fenômeno natural, que ocorre com todas as mulheres e cerca de 80%, apresentam sintomas em menor ou maior intensidade.

Já a Menopausa, apesar de ser mais comum perto dos 50 anos, é normal que ocorra um pouco mais cedo, aos 40.  Com o fim da menstruação, há uma diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos, o que pode resultar em uma série de mudanças no corpo da mulher, sentidas a curto, médio e longo prazos.

  • No curto prazo, a aproximação e a chegada da menopausa podem causar calor, alteração no humor – com possíveis episódios de irritação e depressão -, tontura, dor de cabeça e baixa libido.

  • A médio prazo, além da diminuição do desejo sexual, pode ocorrer também atrofia urogenital, com o afinamento e o ressecamento da mucosa que reveste a vagina, causando, em muitos casos, dor durante o sexo.

  • A longo prazo, pode haver uma maior propensão não só à osteoporose, mas também a doenças cardiovasculares, pois um dos hormônios sexuais femininos, o estrogênio, protege o coração e os vasos sanguíneos das mulheres. Com a produção deste hormônio em queda, essa proteção natural diminui.

Embora o tratamento mais recomendado para amenizar os sintomas da menopausa seja a terapia de reposição hormonal, existe ainda muitas controvérsias.

O objetivo desse tratamento é repor os níveis dos hormônios no organismo da mulher com menopausa, a fim de promover melhor qualidade de vida.

Esses hormônios podem ser administrados em forma de géis, adesivos ou comprimidos.

Como a menopausa não tem uma data determinada para ocorrer é preciso estar atenta aos sintomas e consultar o médico (a) ginecologista regularmente!



Porém, é possível complementar o tratamento tradicional com o uso de Florais de Bach originais.



Primeiramente é preciso entender e diagnosticar como você está se sentindo neste momento, já que existe um conjunto de emoções que muitas vezes você nunca sentiu.
  • O climatério é o momento em que a palavra de ordem é alteração. E se trata se uma alteração em toda a vida, que exige muita adaptação. Por isso, a essência floral indicada é Walnut, que prepara cada ser para momentos de transição e adaptação. Em qualquer preparo com os Florais de Bach originais para climatério, o Walnut precisa fazer parte.

  • Quando a sensação é o nervosismo que leva você a temer os eventos do dia a dia, Mimulus é o floral indicado. Ele afastará o medo das atividades cotidianas.

  • Se a agitação é o que faz você ficar extremamente irritada, o floral Impatiens restaura a calma e a paz. Ele também ajuda no sono agitado, perturbado pelas ondas de calor.

  • O floral Larch, por sua vez, ajuda você que se sente constrangida, que não têm confiança em si mesma e que sente que todos os olhares estão sobre si.

  • O período também pode fazer com que você sinta-se feia, inadequada, obsessiva e negativa com relação à própria aparência. Para isso, o floral Crab Apple é o indicado.

  • Uma queixa bastante comum é a letargia e a fadiga. Mulheres cheias de vida que se sentem esmagadas por tais sintomas precisam da essência floral Hornbean, que dá energia vital extra.

  • Para você que começa apresentar muita oscilação de humor - hora alegre, hora triste como também tonturas (vertigem). O floral indicado é o Scleranthus que é a essência do equilíbrio. Ajuda a regular os hormônios que estão oscilantes.

Temos que tratar a pessoa e não a doença para que a cura seja feita pela restauração da harmonia na percepção das emoções negativas, transformando-as em emoções positivas.

Agende sua Consulta Floral sem sair de casa!

Consulta Floral por E-Mail

Consulta Floral por Videoconferência


#climaterio #menopausa #terapiasalternativas #floraisdebach #floraisdebachoriginais

Aprenda a vencer o medo usando os Florais de Bach

Baixe o E-Book Gratuitamente

5 visualizações

©2018 by Florais de Bach Online