Quando usar o Óleo Essencial Frankincense

O termo Olíbano provavelmente significa óleo do Líbano (olium libanum). O vocábulo francês correspondente é “Frankincense”, que significa incenso real. O Olíbano era queimado nos altares do Egito como oferenda aos deuses e era usado como recurso facilitador da meditação – uma tradição que ainda é mantida em algumas religiões.

Nos tempos dos Romanos, o Olíbano era tão valioso quanto o ouro. O Olíbano foi um dos presentes dos Reis Magos para o menino Jesus recém-nascido.


Mais tarde passou a ser importante nos rituais da Igreja Católica.


Avicena (médico iraniano, nascido perto de Bukhovo, agora Uzbequistão, que viveu de 980 a 1037) aconselhava o Olíbano para o tratamento de tumores, vômito, disenteria e febres.


  • Propriedades físicas:

Anti-inflamatório, usado no controle de artrite e artrose e doenças autoimunes.

Expectorante, alivia os sintomas de tosse, bronquite, asma e pneumonia.

Regenerador celular utilizado nos cuidados com pele inflamada, seca e envelhecida. Também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

  • Propriedades emocionais:

Antidepressivo, acalma em estados de angústia.

Auxilia em casos de depressão pós-parto.

  • Propriedades vibracionais:

Promove clareza e a concentração, ideal para auxiliar na meditação. Através de insights promove compreensão de relações de causa e efeito.

Indicado para aqueles que têm medo da morte, de mudanças drásticas ou que perderam um ente querido.

Equilibra os 7 chakras. Estimula o 3°, 6° e o 7° chakra.


Alguns usos do óleo essencial de Olíbano (Frankincense)


Além de seu eficiente uso cosmético, estudos comprovam ainda que o Óleo Essencial de Olíbano (Boswellia carterii) também é adequado para o tratamento de diversas doenças, especialmente as inflamatórias e crônicas, aliviando a dor e combatendo a inflamação.

No Sistema Indiano de Medicina, o Olíbano tem sido usado como agente anti-inflamatório, anti-artrítico, anti-proliferativo e analgésico. Já na Medicina Tradicional Chinesa, o seu uso é associado ao tratamento de pacientes com hanseníase, gonorreia e câncer. Isso, porque em sua composição encontramos componentes químicos que promovem a melhora da circulação sanguínea e proporcionam ação analgésica.

Mas, o potencial de uso do Óleo Essencial de Olíbano não para por aí! Pesquisas indicam a sua eficácia como um poderoso medicamento natural para distúrbios cerebrais e de memória.

Não é a toa que Olíbano é considerado o Rei dos Óleos no antigo Egito.


Como usar o Óleo Essencial de Olíbano?


1 - No Alivio o stress


O Óleo Essencial de Olíbano tem uma ação potente contra o estresse. Ele possui uma ação calmante, aliviando a tensão corporal, além de elevar a vibração e proporcionar uma sensação de relaxamento, acolhimento e amparo.

O Mirceno presente em sua formulação atua como um poderoso ansiolítico, já o β-pineno e limoneno atuam como antidepressivo. Dessa forma, possui diversas linhas de atuação em nosso campo emocional.

Se você quer se livrar de uma vez por todas da fadiga, irritação, insônia, mal estar e diversos outros problemas mais sérios decorrentes do estresse, o Óleo Essencial de Olíbano funcionará como um poderoso aliado. Suas propriedades são fantásticas para liberar a mente de pensamentos negativos e dissolver medos e situações do passado que podem estar travando a nossa vida. E mais! Seu uso é seguro com crianças e idosos!


Dica de Uso: Experimente 1 gota de Óleo Essencial de Olíbano no difusor pessoal ou então, acrescente água e 4 a 6 gotas do óleo essencial no difusor ambiental antes de dormir.


2 - Para Reduzir linhas de expressão e acelerar a cicatrização de feridas e machucados


O uso do Olíbano para o tratamento e rejuvenescimento da pele é milenar. No antigo Egito era conhecido por proporcionar beleza e suavizar as imperfeições cutâneas. Estudos já comprovaram, por exemplo, a sua eficácia para reduzir marcas e linhas de expressão, bem como estrias e manchas de acne proporcionando a uniformização do tom da pele.

Isso ocorre, pois o Óleo Essencial de Olíbano combate os radicais livres e também o envelhecimento precoce, funcionando como um antioxidante natural, capaz de retardar e tratar o aparecimento de manchas ou inflamações cutâneas.

Ele também ajuda muito na cicatrização de feridas e machucados por possuir uma forte ação anti-inflamatória e estimular a regeneração dos tecidos.

Olíbano é um verdadeiro símbolo da saúde e beleza da pele. Faça um creme personalizado para deixar a sua pele perfeita:


Dica de Uso: Experimente 50g de creme e 50g de gel neutro vegano Harmonie (misture o creme e o gel para obter um gel-creme. A consistência ficará uma delícia e com rápida absorção) – 04 gotas de óleo essencial de Olíbano – 04 gotas de óleo essencial de Palmarosa + 04 gotas de óleo essencial de Pinheiro Siberiano (Siberian Fir). Pingue as gotas de cada óleo essencial em seu gel-creme, misture bem e armazene em embalagem esterilizada. Aplique todos os dias.


3 - Para aumentar a imunidade


O alfa-pineno presente na composição do Óleo Essencial de Olíbano ajuda a aumentar as defesas do no nosso organismo. Por ser um poderoso Imunoestimulante e ter ação expectorante ele é excelente nos casos de gripe, resfriado e outras doenças que atinge as vias respiratórias como bronquite, asma e pneumonia.


Dica de Uso: Uma forma simples e prática para melhorar a imunidade é fazer uso do Óleo Essencial de Olíbano por inalação no difusor pessoal e/ou ambiental.

Dilua 2 gotas de óleo essencial de olíbano em 10 gotas de óleo vegetal. Misture bem nas mãos e aplique na região do peito e sola dos pés.


No Alivio das dores e inflamações


Olíbano é a indicação certa em casos de dores musculares e articulares crônicas. Ele proporciona a redução significativa dos níveis de inflamação, aliviando a dor em caso de doenças como artrite, artrose, distúrbios reumáticos e dores musculares.


Dica de Uso: Experimente 30g de creme neutro vegano Harmonie – 6 gotas de óleo essencial de olíbano e 03 gotas de óleo essencial de Manjerona (Marjoran). Pingue as gotas de óleos essenciais no creme, misture bem e armazene em embalagem esterilizada. Aplique no local de dor através de massagem suave.

Dilua 2 gotas de óleo essencial de olíbano + 2 gotas de óleos essencial de Manjerona em 10 gotas de óleo vegetal. Misture bem nas mãos e aplique na região dolorida.



Como podemos perceber o Óleo Essencial Olíbano (Frankincense) serve para auxiliar em diversas questões da nossa saúde física e emocional.


Grande abraço e até o próximo post.












11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo